Keywords e meta tag description

10 Dicas para Otimizar as meta tags Keywords e Description

Provavelmente, já se perguntou porque é que existem páginas com melhor posicionamento nos motores de busca do que outras.

Isso deve-se á muitos factores, como títulos das páginas, url, conteúdo, meta tags, etc.

Vamos apresentar 10 dicas para optimizar as suas meta Tag Keywords e meta Tag Description.

1. Dependendo do tipo de página que está a escrever, o número de palavras do texto varia:
Para uma carta, devemos ter cerca de 2000 palavras.
Para uma descrição de um produto ou serviço devemos ter 500 a 750 palavras.
Para um artigo devemos ter entre 1000 e 5000 palavras.
Tendo em consideração que um leitor lê cerca de 6 palavras por segundo, 1000 palavras demoram cerca de 3 minutos a ler e 5000 palavras demoram 15 minutos.
A não ser que o conteúdo seja muito interessante, um leitor não está disposto a estar mais de
2 a 5 minutos a ler o mesmo artigo.
Desta forma, caso o seu artigo tenha mais de 2000 palavras o melhor é dividi-lo em vários artigos com 2000 ou menos palavras. Considere escrever sempre os textos de forma porporcionada.

2. A primeira keyword deve corresponder ao título da sua página, de forma aos motores de busca darem mais relevancia à palavra-chave.

3. Use apenas 5 keywords, ordenadas de forma que a primeira keyword seja a mais relevante e a quinta a menos. Caso utilize mais de 5 keywords há alguns motores de busca que consideram spam.

4. Utilize as 5 keywords na meta description tag sempre que possível, usando a primeira keyword logo no início da meta description.

5. A meta description tag deve ter entre 100 e 200 caracteres. Se usar menos de 100 caracteres possivelmente não irá conseguir descrever o seu conteúdo eficazmente. Mais de 200 caracteres a maioria dos motores de busca irão cortar a descrição no carácter 200 e poderá ficar com uma frase sem sentido.

6. A linha de keywords deve ser semelhante a uma frase, e, reflectir o conteúdo da sua página.

7. Deverá sempre reler o texto, para corrigi-lo de erros ortográficos e gramaticais, mas fundamentalmente para verificar as keywords relevantes. Muitas vezes verificamos que existem palavras que são muito mais relevantes do que as que estávamos a pensar colocar antes de escrever o texto. Caso o texto seja comprido poderá usar mais de 5 keywords. Uma boa métrica para o numero de keywords será 1 Keyword por cada 300 palavras.

8. Existem motores de busca que só lêm a primeira linha da meta description, portanto deverá colocar a meta description toda numa só linha.

9. Nunca use mais de 3 palavras para a sua primeira keyword. As pessoas raramente utilizam frases com mais de 3 keywords nas suas pesquisas. Excesso de palavras numa frase com a keyword pode retirar relevância aos olhos dos motores de busca.

10. Use a principal keyword no início e fim do texto. Os motores de busca dão muita relevância a keywords que estejam nos primeiros 90 caracteres e no final do texto.