Black Hat

Black Hat SEO

As práticas de otimização são excelentes e não causam mal algum ao seu site. Elas podem demorar algum tempo para ter resultado, mas no fim compensam o esforço.

Porém, existem técnicas não éticas que podem agilizar o resultado, melhorar incrivelmente o posicionamento do seu site ou aparecer em primeiro em diversas buscas por palavras-chave. É por isto que você deve conhecer estas técnicas, para evitá-las e não prejudicar o seu próprio site o ou seu cliente. Estas técnicas são conhecidas como Black Hat SEO. Seria como o spam é para o e-mail marketing.

Por isto, estas técnicas também são conhecidas como Search Spam. Existem empresas do mercado SEO que utilizam estas técnicas e pela falta de experiência no assunto, muitos clientes acabam nem tendo idéias de que seus sites estão empregando Black Hat SEO. Utilizar estas práticas pode ser tentador a primeira vista, mas se forem descobertas pelos sites de busca, podem ser punidas com perda de posicionamento ou até a exclusão do site dos resultados das buscas.

caso mais famoso de Black Hat SEO descoberto foi o da BMW Alemã. Quando um site de busca visitava o site, ela exibia um conteúdo diferente do que era exibido para um visitante. O caso foi descoberto e o Google excluiu o site da BMW dos resultados de sua busca.

Para depois dizer que não sabia, vamos ver algumas destas técnicas. Estas informação são apenas de caráter informativo e em hipótese nenhuma devem ser empregadas.

Keyword Stuffing

Vimos que quanto mais uma palavra-chave aparece em um texto, maior a probabilidade dela ser retornada em um resultado de busca. Então para aumentar a quantidade de vezes que a palavra-chave aparece é utilizada a técnica de Keyword Stuffing onde a palavra-chave é inserida repetidas vezes no conteúdo da página como em meta tags, título da página ou no corpo do texto.

Muitas vezes as páginas que utilizam esta técnicas não são possíveis de serem entendidas, pois apenas agrupam uma grande quantidades de palavras não relacionadas que acabam não fazendo sentido para que as lê. Existem até programas que criam conteúdo para as páginas com a repetição de palavras-chave necessárias para um bom posicionamento. Como já comentado, não faça.

Texto invisível

Para aumentar a quantidade de palavras-chave ou para colocar palavras-chave populares que não tem haver com o texto, é utilizada a técnica de texto invisível ou do inglês: invisible text.
A técnica consiste em inserir um texto na mesma cor que o fundo da página. Por exemplo, se a página tem fundo branco, a cor do texto também é branca. Assim, usuários que visitam a página não conseguem visualizar este texto, porém, como os bots de busca são máquinas, eles apenas coletam o texto independente da cor e indexam este conteúdo.

Cloaking e Doorway page

São técnicas com a mesma finalidade, exibir conteúdo diferente para sites de busca do conteúdo para navegadores. A principal diferença, é que o cloaking checa o IP ou navegador do visitante enquanto o Doorway usa redirecionamento por meta, javascript ou até o clique do usuário.

Link Farms

Esta técnica é mais complexa. Nela vários sites são criados com links apontando uns para os outros ou para apenas uma página criando artificialmente popularidade para os envolvidos. A troca de links também não é bem vista.

Over-Submitting

A tentação de ter sua página em todas as ferramentas de busca do mundo é grande e para isto existem programas que inserem em poucos segundos um pedido de inserção do seu site. Tenha cuidado com estes serviços, pois o envio excessivo de pedidos para sites pode ser considerado como spam. Prefira sempre o cadastramento manual.

Bom, estas são algumas das estratégias. De qualquer maneira, sempre vale consultar as guidelines de cada site de busca.

Na dúvida, use sempre o bom senso. Não tem erro.

Denunciar spam nos resultados

Se você souber de algum abuso praticado por um site com algumas destas técnicas, você pode reportar o incidente.